SESAU promove manhã de acolhimento a mulheres, em alusão a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

9 de outubro de 2019 at 14:51 Deixe um comentário

A sala de espera da Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU ganhou uma nova cor, na manhã desta terça-feira – o rosa. Quem passou por lá, recebeu informações sobre o câncer de mama, e ainda orientações de como se prevenir fazendo o autoexame. A ação faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa da SESAU, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social no controle do câncer de mama.

De acordo com a Superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, esse acolhimento foi pensado para conscientizar as mulheres que freqüentam e buscam os serviços da SESAU. “O intuito de todos que estão aqui participando dessa ação, foi impactar e demonstrar a importância que tem esse momento na vida das mulheres. Precisamos nos conhecer como mulher, nos tocar, aprender técnicas simples de conhecer o corpo e saber de fato, como é que está a saúde.”, frisou.

A programação se estende durante todo mês, nas salas de espera da maternidade e em alguns postos de saúde do município. A gerente de humanização da SESAU Jussara Rêgo, explica que escolheu esses lugares para realizar os acolhimentos porque “têm mais público feminino. A participação das voluntárias do Instituto Ivete Sangalo também entrou nessa estratégia, porque elas têm propriedade para falar sobre o assunto. É muito importante que a mulher faça os exames de rotina. Esse é o objetivo, com educação e informação, as mulheres aprendem que é preciso se cuidar antes que a doença aconteça”, esclareceu.

“Temos aqui na cidade, um equipamento gratuito, de primeira linha que é o Instituto Ivete Sangalo, no bairro Santo Antônio. Lá temos equipamento de ponta, que faz mamografia, preventivo e vários outros serviços, é só ligar e agendar. Não tem desculpa, a mamografia salva vidas e todas temos que fazer.”, explicou a paciente voluntária do Instituto Ivete Sangalo, Carmem Lúcia Mendes.

A dona de casa Edivânia Feitosa, sentou na primeira fila, assistiu atenta à palestra e aprovou a iniciativa da secretaria. “É muito importante esse tipo de informação. Aprender como fazer o autoxame em casa é essencial, a mulher precisa se tocar e, caso senta alguma alteração na mama, deve procurar um médico. Vou passar para frente tudo que aprendi”, frisou.

A doméstica Marlene Teixeira da Silva, de 37 anos, também estava atenta às orientações. Ela teve câncer de mama há um ano e ainda está em recuperação. Emocionada, ela conta que descobriu a doença fazendo autoexame e deixa um recado para as mulheres. “Foi durante um banho, passei a mão no seio e senti o nódulo, imediatamente procurei um médico. Foi tudo muito rápido. O que eu falo para todas as mulheres é que se cuidem, o câncer não mata, mas é preciso prevenir. Sejam vencedoras e batalhadoras, é uma batalha muito difícil, mas é possível vencer”, finalizou.

Entry filed under: Geral.

Novo quartel da Guarda Civil Municipal será inaugurado nesta quinta (10) em Juazeiro Quatro homens são presos por tráfico de drogas em Juazeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.