JUAZEIRO: QUEIJO DE CABRA ARTESANAL, CUJO PROCESSO COMEÇOU EM PINHÕES, GANHA CERTIFICADO OURO EM COMPETIÇÃO NACIONAL

2 de outubro de 2019 at 16:30 Deixe um comentário

Um queijo artesanal de leite de cabra cujo processo começou em Juazeiro na Bahia, passou por melhoramentos em São Paulo e acabou premiado no 5° Concurso Prêmio Queijo Brasil, em Santa Catarina, região Sul do Brasil. Em contato com o Blog GJ Notícias, Williames Thiago, que é da região de Lagoa do Boi, zona rural de Juazeiro, explicou um pouco da trajetória vitoriosa ao ganhar Certificado Ouro, num dos concursos mais disputados do País.

“Geraldo, sou daí de Juazeiro. Aconteceu no final de semana (21 e 22 de setembro), o 5° Concurso Prêmio Queijo Brasil, em Santa Catarina. Fomos premiados com medalha de ouro e gostaria de fazer esse registro valorizando também a nossa cidade natal. Estamos em São Paulo, porém somos de Juazeiro e toda a nossa história com os Queijos de Cabra iniciou-se aí em Juazeiro. Fomos premiados com esse queijo “Cristais de Cabra’ queijo com uma cura de nove meses” comemorou o juazeirense.

“Nossa história com os Queijos de Cabra começou em Juazeiro, na cozinha de casa no povoado de Lagoa do Boi (Distrito de Pinhões), depois passou pela COOAFJUR – Cooperativa da Agricultura Familiar de Juazeiro e região até chegarmos aqui em São Paulo, onde estamos queijeiro na Real Capri, micro-usina de leite de cabra, localizada em Pindamonhangaba-SP” acrescentou Williames Thiago.

Prêmio Queijo Brasil é a maior Premiação de Queijos Artesanais Brasileiros. A primeira edição foi realizada em 2014 com 136 queijos inscritos. A segunda edição, em 2016, foram 234 e na Terceira Edição em 2017, foram mais de 363 queijos inscritos de todo país representando a micro e pequena produção artesanal de laticínios. Em 2018, um número ainda maior, mais de 479 queijos.

A COMERQUEIJO foi idealizada em fevereiro de 2017 e constituída por 20 comerciantes de todo país que se dedicam ao comércio, exclusivo ou não, de queijos artesanais brasileiros que viam a necessidade de debater as questões que envolvem o Queijo Artesanal Brasileiro, fortalecer a cadeia comercial deste produto e criar um elo ainda mais coeso entre produtor e comerciante.

O evento é realizado pela COMERQUEIJO e tem os seguintes objetivos:

 

– Divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos em território nacional,

– Fortalecer a integração entre os agentes da cadeia produtiva do QAB: Produtores, transportadores, lojistas, pesquisadores, consumidores e instituições governamentais.

– Reconhecer e valorizar o produtor artesanal que prioriza a qualidade de seu produto,

– Estimular a melhoria da qualidade dos queijos através do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas,

– Estimular a ampliação do mercado consumidor dos queijos artesanais brasileiros.

– Promover o debate sobre a necessidade de atualização das legislações vigentes, a fim de compreender a nova realidade do QAB.

Entry filed under: Geral.

PREFEITURA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SUSTENTABILIDADE EM JUAZEIRO CAPIM GROSSO: BAIANO VIRALIZA NA WEB, APÓS COLOCAR FOTO DA ESPOSA NO ROSTO E PRENDER MAMADEIRA EM SUTIÃ PARA ‘AMAMENTAR’ FILHO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed