AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS REÚNE CENTENAS DE TRABALHADORES RURAIS EM JUAZEIRO

27 de setembro de 2019 at 18:27 Deixe um comentário

Centenas de trabalhadores rurais lotaram o auditório da Câmara Municipal de Juazeiro na manhã desta sexta-feira (27) durante audiência pública convocada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP). O evento teve como objetivo buscar soluções viáveis para as famílias do Acampamento Abril Vermelho e do Palmares (Itamotinga) que se encontram na região do Salitre, e serão desapropriadas, conforme solicitação da Codevasf, acatada pelo Juiz Federal Pablo Enrique Carneiro.

“O objetivo principal dessa audiência é mediar soluções viáveis e pacificas para as famílias que poderão ser desapropriadas. Estamos juntos nessa luta e o nosso papel é fortalecer o movimento. Vou encaminhar um ofício à Codevasf, Ministério Público e demais instituições para juntos buscarmos a melhor solução. Não tenho dúvida que, na base do diálogo, podemos chegar a um entendimento”, declarou o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim.

Segundo o coordenador geral do IRPAA, Cícero Felix, essa é uma luta de todos trabalhadores rurais. “Nós precisamos dizer à sociedade qual é a importância dos trabalhadores rurais para o nosso país, precisamos mostrar à Codevasf que sem esses trabalhadores o desenvolvimento não existe. É preciso priorizar a vida”, disse. Já o representante da diocese, o Padre Isael Brito, manifestou solidariedade para com os envolvidos.

“Apoiamos a luta dos menos favorecidos, esperamos que a comunidade e os órgãos competentes também apoiem essa causa, pois são famílias que clamam por nós. Que tudo se resolva de forma justa e pacífica”, destacou. Na ocasião, jovens e crianças do assentamento realizaram uma encenação teatral mostrando a importância do trabalhador rural.

O diretor nacional do MST, Evanildo Costa, agradeceu a oportunidade e o apoio de todos os presentes. “Essa audiência tem um grande significado para todos nós. Sabemos que não estamos desamparados, pois temos a constituição a nosso favor além da igreja católica, que sabe que todo cidadão tem direito a terra. O nosso movimento é composto por 24 mil famílias em toda Bahia, e hoje estamos vivenciando um momento importante, pois estamos dando o nosso recado”, destacou.

De acordo com a coordenadora educacional do movimento, Socorro Varela, os trabalhadores clamam por dignidade e respeito. “Esse é um movimento que luta pela sociedade como um todo. Queremos dar o melhor para os nossos filhos e, por causa deles, o nosso sofrimento ficar maior. Não queremos ser despejados, estamos aqui clamando por ajuda”, desabafou.

O presidente da Câmara Municipal, Alex Tanuri, declarou solidariedade ao movimento. “Venho aqui manifestar a nossa solidariedade a todos esses trabalhadores. Iremos com vocês lutar por essa causa, podem contar conosco”, disse. O deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), também manifestou apoio às famílias do movimento. “Essa luta é do povo trabalhador e o nosso papel é apoiar sempre. Essa união é importante e acredito que teremos um resultado positivo”.

Além dos trabalhadores rurais, também estiveram presentes na audiência, representantes sindicais, vereadores, instituições de ensino, conselhos municipais, instituições jurídicas, instituições ligadas ao setor agrícola e sociedade civil.

Durante o evento, o deputado federal Valmir Assunção agradeceu ao prefeito Paulo Bomfim pela iniciativa. “Seria muito mais fácil o prefeito ficar ao lado da Codevasf, ficar ao lado de quem tem dinheiro, mas não, ele está lutando pelos que não possuem terra, está ao lado dos menos favorecidos. Eu sei que uma decisão judicial precisa ser cumprida, mas sei também que um acordo precisa ser cumprido, acordo esse, firmado entre a Codevasf e os trabalhadores. Só peço a essa instituição que se sensibilize com a situação das famílias”, afirmou.

Ao final da audiência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, falou do momento vivenciado. “Estamos vivendo uma situação difícil, mas muito importante para a sociedade. Hoje reafirmamos o nosso compromisso com as lutas de todos os trabalhadores e acredito que com um diálogo olho no olho, podemos ganhar essa batalha. Juntos somos mais fortes”, declarou.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Entry filed under: Geral.

PREFEITO PAULO BOMFIM INAUGURA MAIS UMA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA EM JUAZEIRO Procuradores da Lava Jato pedem que Lula passe para regime semiaberto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed