AMA E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA REALIZAM PALESTRA SOBRE RASTREABILIDADE VEGETAL EM JUAZEIRO

25 de setembro de 2019 at 15:31 Deixe um comentário

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza na próxima quinta-feira (26), às 16 horas no Centro de Excelência em Fruticultura uma palestra sobre ‘Rastreabilidade de Alimentos Vegetais’, com o coordenador de fiscalização de produtos vegetais, Cid Alexandre Rozo, ligado ao Ministério da Agricultura.

O evento é voltado para comerciantes e permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro, gerentes de fazendas, pequenos agricultores familiares, cooperativas e associações do Vale do São Francisco, dirigentes sindicais, fiscais sanitários, produtores rurais, representantes comerciais, autoridades públicas dos setores agropecuário e de abastecimento alimentar, além de estudantes, engenheiros agrônomos e outros profissionais.

O especialista vai abordar a Instrução Normativa Conjunta nº 2, de 07/02/2018, estabelecida pelo Mapa e pela Anvisa. A norma estabelece a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e outras embalagens.

O produtor deve informar o endereço completo, nome, variedade ou cultivar, quantidade, lote, data de produção, fornecedor e identificação (CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual). A identificação pode ser realizada por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code, ou qualquer outro sistema que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca.

De acordo com o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, a iniciativa  será esclarecedora para todas as categorias na região. ‘O MAPA está fazendo este trabalho em todas as Ceasas do país e com  uma abordagem esclarecedora estará explicando a Instrução Normativa Conjunta ANVISA/DAS-MAPA nº02 que define o procedimento para aplicação da rastreabilidade – uma realidade que virá com tudo. Todos os produtores deverão se adequar às normas”, pontuou.

As inscrições para o evento devem ser solicitadas até o dia 26 de setembro até 12h, através do e-mail amaadmpmj@gmailcom ou ligar para o telefone: 74 3611-5852, com nome completo e instituição que representa.

Daniela Duarte/AMA

Entry filed under: Geral.

Petrolina: Paciente suspeita de ameaçar médica desabafa: “Nunca ameacei ninguém” Operação ‘Maçã Podre’ prende três homens da mesma família por venda de iPhones roubados no norte da Bahia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

Não foram encontradas imagens do Instagram.