Mais de 370 investigações contra PMs já foram abertas na Bahia neste ano, aponta levantamento

18 de setembro de 2019 at 16:33 Deixe um comentário

Os dados são da Corregedoria da Polícia Militar. O órgão não informou quantos desses casos foram punidos até então.

No último ano, a Corregedoria abriu 652 investigações contra militares. Desse total, 97 foram punidos, oito advertidos, 66 presos e 23 expulsos da corporação.

O especialista em Segurança Pública, Antônio Mateus Soares, avalia que a população está denunciando mais. “Esses índices demonstram que o cidadão começa a registrar as queixas e os dados estatísticos começaram a aparecer”, disse.

Recentemente, alguns casos ganharam repercussão. No último mês, moradores do bairro da Liberdade, em Salvador, registraram a ação truculenta de policiais, que atiraram para cima na frente de pessoas que estavam na rua, inclusive crianças e idosos.

No início desse mês, imagens de outro caso de violência envolvendo policiais também circularam na internet. Um ex-vereador de Santo Amaro, cidade no recôncavo do estado, foi agredido por pelo menos 5 PMs durante uma festa de rua. Ele foi espancado e disse que chegou a desmaiar.

Na manhã desta terça-feira (17), policiais militares atiram para cima e agrediram um homem em surto, no bairro do Stiep, em Salvador. Os tiros chegaram a atingir parte interna de um apartamento na localidade.

Para o especialista em Segurança Pública, Antônio Mateus Soares, alguns fatores podem influenciar no comportamento dos policiais durante abordagens e operações.

“Muitas vezes, esse descompasso na atuação com o cidadão, ou com o próprio sujeito que está cometendo um ato de desvio, está associado com elementos estressores. A própria saúde mental de uma sociedade que cobra muito do policial mas que o dá pouca estrutura”, disse.

G1

Entry filed under: Geral.

Major é condenado a 15 anos de prisão por feminicídio contra esposa Deputado Roberto Carlos ajuda a aprovar a alteração da estrutura de salários dos servidores públicos de nível médio e técnico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed