Hospital Universitário adere a programa de gerenciamento de custos do Ministério da Saúde

6 de setembro de 2019 at 09:27 Deixe um comentário

20190904_084141O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) para aperfeiçoar a captação e análise de informações de custos, a fim de melhorar a base de dados e a administração de recursos.

O PNGC é formado por um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do SUS, a partir da geração e difusão de informações relacionadas a custos. O programa fornece ferramentas para auxiliar os gestores durante o planejamento e tomada de decisão que propiciem a redução de custos sem impactar negativamente na qualidade do serviço prestado.

O processo de implementação da metodologia teve início na quarta-feira (04), retomando as atividades hoje (05), com a realização do Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde, realizado na Policlínica do hospital. O facilitador do curso foi o coordenador de gestão de custo do Ministério da Saúde, André Alcântara, que abordou temas como: economia da saúde e a importância de apurar custos; noções de contabilidade de custos, entre outros.

A participação no PNGC não é obrigatória, cabe aos gestores avaliarem a necessidade de ingresso. Segundo o Gerente Administrativo do HU-Univasf, Rivellino Miranda, a adesão ao programa foi feita para maximizar as potencialidades orçamentárias, fazendo com que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente. “Para um planejamento assertivo, é necessário que o hospital conheça efetivamente seus custos, de forma quantitativa e qualitativa. Esse conhecimento é essencial para o processo de tomada de decisão estratégica.  A incorporação das ferramentas do PNGC contribui também para transparência pública, trazendo o que há de mais moderno em termo de gestão em saúde”, comentou.

Aproximadamente 150 unidades de saúde no Brasil aderiram voluntariamente ao programa. Destas, 78 possuem relatórios gerenciais obtidos com o uso do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), ferramenta que otimiza de forma padronizada e estruturada

Entry filed under: Geral.

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NO DOM JOSÉ RODRIGUES Ônibus da Falcão Real pega fogo na zona rural de Juazeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed