Nordeste foi região com maior percentual de votos contra a Reforma da Previdência

13 de julho de 2019 at 11:40 Deixe um comentário

A região Nordeste foi a que menos entregou votos favoráveis à aprovação da Reforma da Previdência, se comparada às demais. Apesar disso, 63% dos 151 deputados disseram sim ao texto-base aprovado na noite de quarta-feira (10).

A liberação de emendas, a renegociação de dívidas para produtores rurais e a retirada de pontos polêmicos do texto garantiram o apoio da maioria dos deputados nordestinos à reforma da Previdência, contrariando expectativas de que a bancada votasse majoritariamente contra as mudanças.

Numa região com muitos eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os deputados sofreram intensa pressão para votarem contra a reforma. Mas o governo conseguiu, com uma série de medidas, reverter grande parte dos votos.

Nos últimos dias, houve liberação de emendas para saúde e também para obras nos municípios, o que ajuda os deputados a agradarem suas bases de apoio em um ano pré-eleitoral. Muitos deputados disputam as eleições municipais.

Houve também decreto do governo permitindo a renegociação de dívidas de produtores rurais do Nordeste e também do Norte, ao custo de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Governadores também atuaram para garantir votos a favor da reforma. O Estado apurou que o cearense Camilo Santana (PT) segurou o secretário de Planejamento Mauro Filho (PDT), que, a pedido do vice-presidente do seu partido, Ciro Gomes, ia se licenciar para votar contra a reforma. Com a manobra, ele tomaria o lugar do deputado Aníbal Gomes (DEM), que, mantido no mandato, votou a favor. A bancada cearense dividiu seus votos igualitariamente, 11 para cada lado.

O governo, contudo, não enxergou o apoio dos governadores para mudar os votos. Para a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a entrega dos votos de deputados nordestinos é resultado do trabalho do governo federal, e não do apoio dos governadores. “Nós trabalhamos bem. Os governadores não ajudaram em nada. Vamos ver se no Senado eles ajudam com a inclusão de Estados e municípios”, criticou a líder.

A maioria dos votos nordestino a favor da reforma veio do Piauí, outro Estado comandado por um petista, Wellington Dias. Dos dez deputados, oito deram apoio ao texto. Dias, que enfrenta grave crise fiscal e poderia ser beneficiado pela reforma se os Estados e municípios tivessem sido mantidos no texto, porém, não conseguiu o voto da sua mulher, a petista Rejane Dias. Segundo a deputada, a decisão foi dela. “Vamos ver como o eleitorado vai reagir.”

Oficialmente, a justificativa dos deputados que votaram a favor é que a retirada de pontos polêmicos, como as mudanças na aposentadoria rural e também no benefício assistencial pago a idoso e pessoas de baixa renda (BPC), mudou o posicionamento deles. “Eu não votaria sem essas alterações”, disse o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Há quem reconheça que a mudança no voto foi pela conscientização da necessidade da reforma para melhorar a economia. “Os parlamentares começaram a perceber o clamor das pessoas. O grande drama do Nordeste é o desemprego. Está muito nítido que o crescimento da economia depende da reforma”, afirmou João Roma (PRB-BA).

Estadão

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Vereadora Neguinha da Santa Casa participa de reunião na Câmara de Juazeiro para discutir cadastro biométrico Prefeitura de Juazeiro inaugura memorial em homenagem a João Gilberto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

Um incêndio ocorrido na noite desta segunda-feira, 14, atingiu a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Otacílio Nunes de Souza, localizada no Bairro Areia Branca, em Petrolina. . Uma equipe do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros (CB) foi acionada ao local e conseguiu conter as chamas que estava muito alto e atingiu uma sala e a área da quadra poliesportiva da instituição.
O prefeito de Petrolina @miguelcoelhope definiu seu novo partido: o @mdb_nacional, o mesmo que abrigou por quase 10 anos o ex-prefeito @juliolossiooficial. . Mesmo sendo da era da nova política, o gestor de Petrolina se alinhou ao que é há de mais conservador no cenário eleitoral. . Mas o caminho não poderia ser mais natural. Seu pai, @fbezerracoelho, líder do governo @jairmessiasbolsonaro, conseguiu pacificar o MDB de Pernambuco junto com o senador @jarbas156 e o deputado @raulhenryoficial e vem, nos últimos tempos, filiando grandes lideranças no estado, visando os próximos pleitos - 2020 e 2022. . Para as eleições do próximo ano, quem muito achincalhou o 15, vai colocar no peito. . P.S: A licença poética da nossa identidade visual (azul - verde) se justifica neste post. . Foto: Divulgação
Hoje, 13 de Outubro, Irmã Dulce, o 'Anjo Bom da Bahia' foi canonizada no Vaticano e passa a ser Santa Dulce dos Pobres. A primeira santa nascida no Brasil.
Olha essa dica da @cimforte ! . Para conseguir um resultado homogêneo e com boa cobertura da cor, um grande truque é pintar um grande “W” na parede. Depois, pinte normalmente a área até cobrir a letra. . . Isso fará com que você use a quantidade ideal de tinta em toda a extensão, sem deixar a cobertura fina ou grossa demais assim economizando na sua obra. . Gostou? Quer saber mais? Segue a @cimforte . . Rua Marques de Barbacena 01b, Alto da Aliança, estrada para Sobradinho, Juazeiro. . #ValeComentar #dicacimforte #juazeiro #petrolina
O presidente @jairmessiasbolsonaro é, de fato, um bom soldado. Obedece, cegamente, ordem de seus superiores. E, por isso, não foi para a canonização de #irmãdulce, a primeira Santa nascida no Brasil, neste domingo, 13, no Vaticano. . De acordo com a imprensa nacional, a decisão do representante do nação foi após a negativa dada pela sua esposa evangélica, Michele Bolsonaro. Em sua avaliação, não pegaria bem com os aliados protestantes a presença dele na solenidade. . Vale lembrar que o Brasil é o maior país católico do mundo e, ainda é, a maior religião do país. Outra questão para pontuar é a diplomática, pois o Vaticano é um país autônomo e que mantém relações com o Brasil.
Realize seus sonhos com a @cjconsultoriaimobiliaria . . Compartilhe bons momentos, tenha sua independência. . Arrasta aí e veja as ofertas. . #valecomentar #juazeiro #petrolina #cjimobiliaria