Nordeste foi região com maior percentual de votos contra a Reforma da Previdência

13 de julho de 2019 at 11:40 Deixe um comentário

A região Nordeste foi a que menos entregou votos favoráveis à aprovação da Reforma da Previdência, se comparada às demais. Apesar disso, 63% dos 151 deputados disseram sim ao texto-base aprovado na noite de quarta-feira (10).

A liberação de emendas, a renegociação de dívidas para produtores rurais e a retirada de pontos polêmicos do texto garantiram o apoio da maioria dos deputados nordestinos à reforma da Previdência, contrariando expectativas de que a bancada votasse majoritariamente contra as mudanças.

Numa região com muitos eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os deputados sofreram intensa pressão para votarem contra a reforma. Mas o governo conseguiu, com uma série de medidas, reverter grande parte dos votos.

Nos últimos dias, houve liberação de emendas para saúde e também para obras nos municípios, o que ajuda os deputados a agradarem suas bases de apoio em um ano pré-eleitoral. Muitos deputados disputam as eleições municipais.

Houve também decreto do governo permitindo a renegociação de dívidas de produtores rurais do Nordeste e também do Norte, ao custo de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Governadores também atuaram para garantir votos a favor da reforma. O Estado apurou que o cearense Camilo Santana (PT) segurou o secretário de Planejamento Mauro Filho (PDT), que, a pedido do vice-presidente do seu partido, Ciro Gomes, ia se licenciar para votar contra a reforma. Com a manobra, ele tomaria o lugar do deputado Aníbal Gomes (DEM), que, mantido no mandato, votou a favor. A bancada cearense dividiu seus votos igualitariamente, 11 para cada lado.

O governo, contudo, não enxergou o apoio dos governadores para mudar os votos. Para a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), a entrega dos votos de deputados nordestinos é resultado do trabalho do governo federal, e não do apoio dos governadores. “Nós trabalhamos bem. Os governadores não ajudaram em nada. Vamos ver se no Senado eles ajudam com a inclusão de Estados e municípios”, criticou a líder.

A maioria dos votos nordestino a favor da reforma veio do Piauí, outro Estado comandado por um petista, Wellington Dias. Dos dez deputados, oito deram apoio ao texto. Dias, que enfrenta grave crise fiscal e poderia ser beneficiado pela reforma se os Estados e municípios tivessem sido mantidos no texto, porém, não conseguiu o voto da sua mulher, a petista Rejane Dias. Segundo a deputada, a decisão foi dela. “Vamos ver como o eleitorado vai reagir.”

Oficialmente, a justificativa dos deputados que votaram a favor é que a retirada de pontos polêmicos, como as mudanças na aposentadoria rural e também no benefício assistencial pago a idoso e pessoas de baixa renda (BPC), mudou o posicionamento deles. “Eu não votaria sem essas alterações”, disse o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Há quem reconheça que a mudança no voto foi pela conscientização da necessidade da reforma para melhorar a economia. “Os parlamentares começaram a perceber o clamor das pessoas. O grande drama do Nordeste é o desemprego. Está muito nítido que o crescimento da economia depende da reforma”, afirmou João Roma (PRB-BA).

Estadão

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Vereadora Neguinha da Santa Casa participa de reunião na Câmara de Juazeiro para discutir cadastro biométrico Prefeitura de Juazeiro inaugura memorial em homenagem a João Gilberto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Visite o Instagram do Vale Comentar

A @fbfoficial divulgou uma imagem referente aos times baianos que podem subir para a Série C do Brasileirão do ano que vem, @juazeirenseoficial e @ecjacuipenseoficial. . O fato é que para a @juazeirenseoficial é fundamental subir por que, caso não faça, em 2020 o time só jogará o Campeonato Baiano. O motivo é que a equipe foi mal no estadual deste ano e não se classificou para o Campeonato Brasileiro da Série D nem para a Copa do Nordeste... Lamentável... . Enfim, Vamos torcer e mandar vibrações positivas para os jogadores. A @juazeirenseoficial enfrenta o Brusque em Santa Catarina. ⚽⚽⚽⚽ #Juazeirense #brasileiraoseried #valecomentar
Grande liderança em ascensão na região, o @deputadotum parece que não vai estar no mesmo palanque das outras forças políticas que compõe a base de apoio ao governador @ruicostaoficial, grupo do qual faz parte na @legislativoalba . Buscando o protagonismo que lhe cabe, visto as recentes vitórias e articulações, o neófito deputado está muito próximo das forças oposicionistas ao prefeito @paulo.bomfim.jua. Isso ficou muito claro na Festa do Colono da Maniçoba onde esteve junto do ex-prefeito Joseph Bandeira, da ex-vereadora Susana Ramos e do Pastor Teobaldo. . Vale lembrar que ele também está organizando o seu partido, o PSC, que pode apresentar um candidato a majoritária.
Os torcedores tem mais um motivo para enviar vibrações positivas para a @juazeirenseoficial neste domingo. Isto porque a @prefeitura.juazeiro.ba vai instalar um telão na orla da cidade para transmitir o jogo que pode dá o acesso ao Cacāo para a Série D do Brasileirão 2020. . Além disso, para apimentar ficam as declarações da imprensa de Santa Catarina que classificou o a @juazeirenseoficial como time inferior e a comemoração do técnico do Brusque por ter pego a @juazeirenseoficial neste confronto. . Desliza aí que você vê tudo! #Juazeirense