GRIPE: JUAZEIRO E PETROLINA EM ALERTA CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA; EM JUAZEIRO CINCO CASOS JÁ FORAM CONFIRMADOS

14 de junho de 2019 at 11:34 Deixe um comentário

A mudança de temperatura em Juazeiro e Petrolina provoca  um período de alerta. A temporada de clima frio, termômetros que na região ultrapassam 35º  neste período atinge até 20º, o que para o sertanejo é frio. A mudança de clima  traz um alerta: a circulação da gripe e a forma de evitar a gripe e/ou atenuar os seus sintomas é por meio da vacina.

As Secretarias Municipais da Saúde de Juazeiro e Petrolina  através de nota já solicitaram aos pais e responsáveis por crianças em idade de seis meses a menor de seis anos a buscarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para imunização deste grupo contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Esta solicitação tem em consideração os números de casos  suspeitos, confirmados e número de óbitos decorrentes da infecção pelo vírus influenza.

A Superintendência de Vigilância em Saúde alerta aos pais  e responsáveis das crianças  que verifiquem os cartões de vacina e procurem as unidades de saúde.

Juazeiro já registrou 15 casos suspeitos, sendo que  destes, cinco casos já estão confirmados e dois óbitos já  foram confirmados por decorrência da infecção pelo vírus influenza.

Em Petrolina o alerta foi dado pela Secretaria Estadual de  Saúde de Pernambuco (SES-PE). Segundo a pasta, no mês de  maio, um homem de cerca de 50 anos residente em Petrolina,  morreu em fevereiro por influenza A não subtipada – quando  o exame laboratorial não detecta o subtipo da doença.

Ainda em Petrolina a Secretaria de Saúde, por meio da  Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, informou que, no último dia 28 de maio foi notificado pelo Hospital Universitário (HU) de Petrolina um caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A paciente, uma mulher de 30 anos, foi internada no dia 28  de maio apresentando sintomas como febre, tosse, falta de  ar, com início dos sintomas no dia 21 de maio. Informações colhidas durante a investigação, foi realizado que a paciente viajou para o município de Souza e Marizopólis no  estado da Paraíba em 09/05/2019 e retornou no dia 10/05/2019 para Petrolina.

No dia 21/05/2019 começou a apresentar sintomas gripais como tosse seca e coriza. No dia seguinte começou a apresentar febre, e devido ao agravamento dos sintomas respiratórios, a família decidiu levar para o HU no dia 28/05/2019.

A paciente após entrada teve piora do quadro sendo encaminhada para UTI e falecendo no dia 06 de Junho. No mesmo dia da internação o hospital realizou a notificação  do caso suspeito e entrou em contato com a vigilância do município que tomou todas as pedidas preconizadas para o caso de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde.

As amostras de exames da paciente foram encaminhadas para o LACEN-PE, e o resultado é aguardado para confirmação do caso.

As baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até o dia 22 de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização assegura proteção contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B, e é uma importante aliada contra a gripe, sobretudo no período do inverno, quando há uma maior transmissão do agravo.

Isso porque, durante essa estação, as pessoas procuram se resguardar em locais fechados com mais frequência. Como o vírus se propaga pelo ar, as pessoas, principalmente, as dos grupos prioritários para vacinação, ficam mais suscetíveis.

GERALDO JOSÉ

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Vídeo: Neguinha da Santa Casa pede que profissionais da área de saúde tenham a maior responsabilidade possível nos procedimentos em Juazeiro Vereador Allan Jones parabeniza Afibrovasf e fala sobre Dia Municipal da Fibromialgia em Juazeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

🤔 Alvos de muitas reclamações há muito tempo, as empresas de trasporte São Luiz e Falcão Real tiveram suas respectivas concessões para operar linhas de ônibus interestaduais na Bahia revogadas. . Muita gente em Juazeiro já reclamava das péssimas condições da São Luiz. Sem falar dos atrasos de licenciamento, multas não pagas e outras irregularidades. . A gente comemora por um lado e lamenta por outro. Primeiro por que finalmente tomaram esta decisão🙌, já o lamento fica por conta da imensa demora👎. . Com isso, esperamos que a nova empresa possa melhorar a qualidade dos serviços viários no Estado, bem como em Juazeiro. . A licitação ocorrerá em um prazo de 90 dias. . 🕔⏳ #ValeComentar #falcaoreal #jornalismo #juazeiro
⚽A @juazeirenseoficial jogou bem no primeiro tempo, mas deixou a desejar no segundo. Penso que o técnico mexeu mal. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor? Poderíamos, mas.... Agora é trabalhar bem a semana pra buscar a classificação fora de casa. . Arrasta pro lado e veja o gol de pênalti. . Comente aí! Participe!📢🗣️🗣️ . . #juazeiro #juazeirense #seried #brasileiraoseried
Confere quanto custou cada banda do @saojoaopetrolina #saojoao #petrolina #ValeComentar
📣📣O cantor @alancleberebandaoficial relatou pelas redes sociais que foi agredido pela produção da cantora @ivetesangalo, que esteve na abertura do @saojoaopetrolina.📣📣 Confere o post!
Após o grande show no @saojoaopetrolina, @ivetesangalo passeou pelas ruas de Juazeiro e Petrolina relembrando sua infância. Passa para o lado➡️ e veja os vídeos ▶️dela na Rua da 28 e na Praça, em Juazeiro, e na Praça da Catedral, em Petrolina. . #IveteSangalo #SãoJoão #Juazeiro #Petrolina #ValeDoSãoFrancisco #Jornalismo