“Brasil: O país de dois pesos e duas medidas”- Por Valentine Oliveira

7 de dezembro de 2018 at 06:25 Deixe um comentário

Não é nenhuma novidade que a população brasileira têm dois pesos e duas medidas a serem usadas em situações muito parecidas, no entanto, com interlocutores diferentes. Utilizando o método comparativo, muito empregado em estudos das Ciências sociais, é possível comprovar facilmente os contraditórios julgamentos sociais.

Recentemente, um fato chamou atenção pela grande repercussão midiática, envolvendo um advogado e um ministro do Supremo Tribunal Federal. O Ministro Ricardo Lewandowski estava em um avião quando então foi abordado por um cidadão que afirmou que o “Supremo é uma vergonha”, em resposta, o referido Ministro lhe questionou se queria ser preso.

Em razão de tal manifestação, o advogado Cristiano Caiado foi conduzido à Polícia Federal, por ordens do Ministro, para prestar esclarecimentos. Em razão de tal acontecimento ocorreram inúmeras manifestações de apoio à atitude do Ministro, muitos embasando-se no argumento de que a atitude do advogado havia sido de extremo desrespeito com o STF.

O Ministro Dias Toffoli, sim, aquele mesmo cujo o assessor será Ministro do presidente eleito e que pediu indicação do seu próximo assessor a um comandante do Exército, oficiou à Procuradoria Geral da República e ao Ministro da segurança pública solicitando providências sobre o caso. Ocorre que, em um passado não tão distante, o filho do presidente eleito envolveu-se em uma situação parecida, quando publicamente afirmou que “se quiser fechar o STF sabe o que você faz, você não manda nem um Jeep, manda um soldado e um cabo”, e continua: “o que é o STF? Tira o poder da caneta de um Ministro do STF, o que ele é na rua?”.

Sobre tal declaração foram inúmeras as manifestações populares que defenderam Eduardo, afirmando apenas se tratar de uma resposta a um questionamento feito por um aluno e não ter sido nada demais. O próprio presidente eleito manifestou-se afirmando que o garoto errou, mas pediu desculpa.

Na oportunidade, o Ministro Dias Toffoli emitiu nota nos seguintes termos: “O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia.”

No entanto, o referido Ministro limitou-se à nota, não havendo mais qualquer repercussão sobre o caso, deixando claro que, como o próprio presidente eleito afirmou : “(…) que os nossos irmãos do Poder Judiciário deem por encerrada essa questão(…)”. Já o Ministro Ricardo Lewandowski sequer se manifestou sobre o ocorrido.

Das manifestações populares, bem como das dos próprios Ministros do STF resta evidenciado que vivemos em um país de dois pesos e duas medidas, onde ao reizinho é dado o esquecimento e ao cidadão é dada imputação criminal.

Por Valentine Oliveira-Advogada

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Petrolina PE – Acidente de Moto no N-02 PSNC Caso Beatriz: “Estamos providenciando autorização judicial para fazermos o translado do corpo para o Cemitério Memorial SAF”, revelam Sandro e Lucinha Mota

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Visite o Instagram do Vale Comentar

Não deu para a @juazeirenseoficial que foi goleada por 4 a 0 em Santa Catarina. O time do Brusque foi superior e dominou toda a partida. . Lamentamos e ficamos na torcida por dias melhores na @juazeirenseoficial . #ValeComentar #Juazeirense #brusque #seried
A @fbfoficial divulgou uma imagem referente aos times baianos que podem subir para a Série C do Brasileirão do ano que vem, @juazeirenseoficial e @ecjacuipenseoficial. . O fato é que para a @juazeirenseoficial é fundamental subir por que, caso não faça, em 2020 o time só jogará o Campeonato Baiano. O motivo é que a equipe foi mal no estadual deste ano e não se classificou para o Campeonato Brasileiro da Série D nem para a Copa do Nordeste... Lamentável... . Enfim, Vamos torcer e mandar vibrações positivas para os jogadores. A @juazeirenseoficial enfrenta o Brusque em Santa Catarina. ⚽⚽⚽⚽ #Juazeirense #brasileiraoseried #valecomentar
Grande liderança em ascensão na região, o @deputadotum parece que não vai estar no mesmo palanque das outras forças políticas que compõe a base de apoio ao governador @ruicostaoficial, grupo do qual faz parte na @legislativoalba . Buscando o protagonismo que lhe cabe, visto as recentes vitórias e articulações, o neófito deputado está muito próximo das forças oposicionistas ao prefeito @paulo.bomfim.jua. Isso ficou muito claro na Festa do Colono da Maniçoba onde esteve junto do ex-prefeito Joseph Bandeira, da ex-vereadora Susana Ramos e do Pastor Teobaldo. . Vale lembrar que ele também está organizando o seu partido, o PSC, que pode apresentar um candidato a majoritária.