Menino lê 15 livros em seis meses e surpreende durante Flisertão, em Petrolina

3 de setembro de 2018 at 16:41 Deixe um comentário

O menino petrolinense, Guilherme Alves Pereira, de 11 anos, leu nos últimos seis meses 15 livros, entre clássicos da literatura mundial, a exemplo de ‘Os Miseráveis’, do escritor francês Victor Hugo e ‘Dom Quixote de La Mancha’, do espanhol Miguel de Cervantes, além do romance juvenil brasileiro ‘Meu Pé de Laranja Lima’, de José Mauro de Vasconcelos.

O relato foi feito no último sábado (1), durante uma série de reuniões dos clubes de leitura do Plenus Colégio e Curso, realizadas no palco principal da 1ª edição do Festival de Literatura do Sertão – FliSertão, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE. Guilherme Alves cursa o 6º ano na escola e desde 2017 participa do clube de leitura ‘Leia’, quando estabeleceu a incrível marca de 80 livros lidos na íntegra durante todo o ano.

Os clubes ‘Leia’ com alunos do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, ‘Leia Mais’ feito pelos sócios do 9º Ano a 3ª série do Ensino Médio e Viva Leitura (Plenus Junior – Educação Infantil) foram criados pela professora Simone Ramos (in memorian) em 2009 e hoje contam com mais de 400 integrantes.

De acordo com o professor e coordenador da iniciativa, Genivaldo Nascimento, a média anual de livros lidos pelos participantes é de 9,8 bem acima da média nacional, que é de 1,85 livros por pessoa, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro. O projeto funciona assim: a escola faz uma lista de livros para cada faixa etária e deixa disponível na biblioteca. O aluno pega o livro gratuitamente, leva para casa e tem um prazo para terminar a leitura. O passo seguinte são as reuniões.

“Procuramos oxigenar o saudável hábito da leitura com encontros como esse. Já fizemos reuniões em parques e espaços culturais da cidade onde os alunos sócios dos clubes falam das suas leituras e trocam ideias recomendando uns aos outros as próximas obras”, explicou, acrescentando ainda que os alunos gostam mais dos gêneros literários épico, lírico e dramático e que as reuniões funcionam como gatilhos motivadores.

Nascimento lembrou ainda que em cada encontro os alunos acumulam cinco pontos e que ao final do projeto serão convertidos em um Vale-Livro, que poderá ser descontado em livraria e sebos de Petrolina e Juazeiro. Estes pontos também poderão se transformar em notas nas disciplinas de Redação, Português e Literatura.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

PREFEITURA DE PETROLINA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE Vereador, Domingão da Aliança, solicita diversas ações de melhorias para bairros Jardim São Paulo, Jardim das Acácias e Alto da Aliança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

A esperança de ter o ex-presidente @lulaoficial solto, por ora, caiu que nem balão de São João. . Com os votos de Edson Fachin, Celso de Mello e Cármen Lúcia, a Segunda Turma negou a concessão de uma liminar para soltar o político. E como era de se esperar, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela soltura. . Já pode pedir três músicas no @showdavida. Já perdeu nove vezes e, pela regra, a cada três pode pedir uma música.
Se liga!
Parabéns @juazeirenseoficial !!! Passamos de fase e agora estamos na oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Cada jogo tem sido muito importante. . Vamos continuar nesta luta. Ontem o jogo foi sofrido, mas o time conseguiu se defender bem. Nas penalidades foram excelentes. . E você o que achou? Comente aí em baixo!. . 🗣️📢📢. #juazeirense #brasileiraoseried #seried #futebol #penaltis
⚽ A @juazeirenseoficial tem um jogo importante neste domingo e é preciso muita garra e determinação bora vencer. O Campeonato Brasileiro é muito difícil e a equipe também não vem desempenhando um papel muito bom. . Agora é torcer pelo resultado favorável para que o time possa alcançar o objetivo. . E você? O que acha? Comenta aí 🗣️📢📢 #Juazeiro #juazeirense #brasileiraoseried
O público do São João de Petrolina reclamou do tratamento recebido pela organização do evento durante os festejos deste sábado. . Segundo informações, por volta de 12hs e 01 da manhã, ao saírem da área de show para lancharem na "Praça de Alimentação" externa, os portões foram fechados e o público não conseguiu voltar para continuar vendo as apresentações. . Simplesmente informaram que foram recebidos com spray de pimenta. . Confiram nos vídeos!. . Você estava lá? Comente!