Anúncios

Bebê sofre queimadura no rosto dentro de sala de cirurgia após explosão de equipamento

16 de agosto de 2018 at 22:03 Leave a comment

Bebê sofre queimadura no rosto dentro de sala de cirurgia após explosão de equipamento
Foto: Arquivo pessoal

Um bebê de um ano sofreu uma queimadura no rosto durante um procedimento cirúrgico no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com o G1, o incidente aconteceu no último dia 10, e a criança foi transferida para o Hospital João XXIII, onde chegou a ficar no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

 

Avó da criança, Rosemary de Andrade Martins contou que a menina estava na unidade para a retirada de um cisto perto do olho. A família procurou a polícia e, conforme registrado no boletim de ocorrência, um representante do Hospital da Baleia alegou que durante o procedimento foi usado um equipamento chamado “cautério elétrico” e que ocorreu uma explosão e início de incêndio.

 

Em nota, a unidade de saúde informou que a menina “passou por um procedimento de retirada de um cisto (verruga) na região da pálpebra. Durante a cauterização, houve um incidente que veio a provocar queimaduras na face e no dorso da paciente. Uma perícia técnica realizada no dia do fato não constatou falhas no equipamento utilizado, que está com manutenção em dia. As causas ainda estão sob investigação”.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 21:18

Mendes critica gestão de segurança na BA: ‘Jogam o peso todo nas costas dos policiais’

por Bruno Luiz / Lucas Arraz

Mendes critica gestão de segurança na BA: 'Jogam o peso todo nas costas dos policiais’
Foto: Joilson César / Ag Haack / Bahia Notícias

Candidato ao governo do estado pelo PSOL, Marcos Mendes rebateu o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, que defendeu uma ação mais enérgica da polícia no Nordeste de Amaralina, em Salvador, do que em bairros como Graça e Pituba (veja aqui). “Tem 10 anos que não tem uma morte no Corredor da Vitória, enquanto diariamente temos mortes no subúrbio. Os gestores entendem que segurança pública é um problema policialesco”, comentou o nome que participa, nesta quinta-feira (16), do primeiro debate televisivo entre candidatos ao governo na Band. 

 

Considerada o calcanhar de aquiles na gestão do atual governador Rui Costa (PT), Mendes destacou que a segurança pública deveria ter outros enfoques para os investimentos na Bahia. “Investem em viaturas, mais balas, mais armas e jogam todo o peso da segurança nas costas dos policiais. Isso é muito ruim, é muito feio”, ponderou. 

 

Na proposta do candidato a questão deveria ser tratada com “investimentos pesados” em educação, assistência social e saúde pública, e não no aumento do efetivo policial. “O governo de Michel Temer (MDB) cancelou o investimento nesses três pontos que são fundamentais, então a violência só vai aumentar”, falou Mendes em referência à PEC do Teto aprovada em 2016. O candidato também defendeu um plano de progressão e melhores condições para policiais da Bahia. 

Bahia luta, mas perde para o Palmeiras e está fora da Copa do Brasil
Foto: Luis Moura / WPP / Folhapress

O Bahia se esforçou, teve boas chances, mas está eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (16), a equipe fez frente ao Palmeiras, mas perdeu por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Dudu, de cabeça. Confira os detalhes do jogo na Coluna de Esportes!

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 21:01

João Henrique avalia como ‘natural’ divergência no PSL sobre apoio na eleição

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira

João Henrique avalia como 'natural' divergência no PSL sobre apoio na eleição
Foto: Joílson César / Ag Haack / Bahia Notícias

O candidato do PRTB ao governo do estado, João Henrique, avalia que é natural que parte do PSL faça oposição ao seu nome na eleição deste ano. Em entrevista na noite desta quinta-feira (16), ele afirmou que esse tipo de disputa interna é natural em partidos que possuem uma militância. PRTB e PSL são aliados na disputa pelo governo da Bahia este ano.

 

Ao chegar na TV Bandeirantes para o primeiro debate entre candidatos ao governo, ele comparou a situação do PSL com a do PT e disse que o ex-presidente Lula é a única unanimidade dos petistas. “É de todo partido que tem militância. Como o PSL é hoje um partido que tem militância, é natural que tenham esses descontentamentos internos”, declarou João Henrique.

 

O candidato do PRTB garantiu ainda que, apesar das divergências internas do aliado, terá o apoio do PSL na eleição e vai subir no palanque de Jair Bolsonaro na Bahia. “Com certeza eu subirei no dele. E o convidarei para subir no meu também”, afirmou. Segundo João Henrique, o candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, General Mourão, já gravou um vídeo pedindo votos para o PRTB na Bahia. “Agora só falta o Bolsonaro gravar para pedir voto”, declarou.

Aluna grávida com 20% do corpo queimado em explosão pode ser indiciada por lesão corporal
Foto: Arquivo Pessoal

A aluna grávida que teve 20% do corpo queimado por ácido durante uma explosão no laboratório da UFRJ (veja aqui) será investigada por lesão corporal culposa. O incidente aconteceu nesta quarta-feira (15) e deixou três pessoas feridas.

 

Segundo o delegado titular da 37ª DP, William Pena Júnior, serão colhidos depoimentos para verificar se houve imprudência ou imperícia na manipulação do material. “O caso pode mudar de acordo com a evolução dos depoimentos”, afirmou. Após os depoimentos e a conclusão do laudo pericial acontecerá a definição sobre o indiciamento da aluna.

 

Em nota, a Reitoria da UFRJ informou que a explosão ocorreu durante um experimento e as causas do acidente serão investigadas pela instituição. Erickson Almendra, diretor administrativo da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) disse que a maior preocupação é com a aluna, que foi ferida mais gravemente.

 

“Ela sofreu corte no rosto, no pescoço e nas mãos, cortes acompanhados com queimadura de ácido. Ela foi atendida, foi estabilizada, não houve perda de sangue”, explicou Almendra.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 20:53

Antes de Debate, João Henrique avalia tom da campanha: ‘Nunca agredi, sempre fui agredido’

por Bruno Luiz / Lucas Arraz

Antes de Debate, João Henrique avalia tom da campanha: ‘Nunca agredi, sempre fui agredido’
Foto: Joilson César / Ag Haack / Bahia Notícias

Um dos candidatos ao governo da Bahia que participam do primeiro debate televisivo nesta quinta-feira (16), na Band, João Henrique (PRTB) se lamentou de ataques que sofreu em outras campanhas que participou. “Nunca agredi, sempre fui agredido”, declarou o ex-prefeito de Salvador em referência às eleições municipais de 2004 e 2008, onde saiu vitorioso.

 

“Saímos do quinto lugar das pesquisas e chegamos ao primeiro lugar recebendo todo tipo de ofensa e agressão, palavrões e xingamentos. Em 2008, fizeram caricaturas minhas, mas eu novamente saí do quinto  lugar e chegamos, de novo, em primeiro lugar. Para governador, me parece, que estamos em terceiro ou segundo lugar, pode ser muito mais fácil”, comentou. 

 

Na entrada da emissora, o candidato chegou acompanhado de Da Luz, presidente do PRTB, e também pediu que o público dormisse mais tarde para assistir o debate. “As pessoas vão assistir com atenção, botando seu terceiro olho e com seu sexto sentido para ver, de fato, quem está falando a verdade e transmitindo o que sente de coração para melhorar a qualidade de vida do povo da Bahia”, completou João Henrique. 

Mais de 300 jornais norte-americanos publicam editoriais contra Trump
Foto: Divulgação / Pin this!

Mais de 300 jornais dos Estados Unidos, entre eles o The New York Times, Dallas Morning News, o The Denver Post, o The Philadelphia Inquirer e o Chicago Sun-Times publicaram, nesta quinta-feira (15), editoriais em defesa da liberdade de expressão e de imprensa. O movimento, de acordo com a PressTV, emissora estatal de televisão do Irã, é uma reação às afirmações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre fake news e de que a imprensa é “inimiga do povo”.

As tensões se agravaram quando o repórter Jim Acosta, da CNN, abandonou a entrevista coletiva após Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, não responder sobre questões relacionadas à afirmação de Trump de que a imprensa é “inimiga do povo”.

 

Com a hashtag #EnemyOfNone (Inimigos de ninguém, em tradução livre), a campanha foi organizada pelo jornal The Boston Globe e ganhou a adesão tanto de publicações de peso, como o The New York Times, quanto de jornais menores.

 

Porém, veículos da imprensa favoráveis ao governo Trump, como o site conservador Townhall.com, criticaram a reação coletiva. Marjorie Pritchard, do The Boston Globe, disse que a resposta dos 300 veículos foi “esmagadora”.  “Temos alguns jornais grandes, mas a maioria é de mercados menores, todos entusiasmados em enfrentar o ataque de Trump ao jornalismo”.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 20:30

Com crise econômica, jingles de presidenciáveis defendem volta por cima

por Gustavo Uribe | Folhapress

Com crise econômica, jingles de presidenciáveis defendem volta por cima
Foto: Divulgação

Os jingles dos candidatos a presidente deste ano oferecem um cardápio musical variado, com direito a forró, sertanejo e reggaeton. A mensagem central deles, contudo, é semelhante: necessidade de mudança e de retomar a prosperidade do país.

Em campos políticos diferentes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), filiados a partidos que já governaram o país, pregam que a população brasileira dê a volta por cima e volte a ser feliz e a sorrir.

Os jingles de Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), cujos partidos nunca presidiram o Brasil, defendem que a sociedade tenha esperança e adote um novo rumo. Os dois candidatos, conhecidos pelo temperamento forte, ressaltam a necessidade de eleger um presidente de coragem.

Como o jingle petista, que pede para chamarem Lula porque ele “dá jeito”, o de Henrique Meirelles (MDB) também o apresenta como um nome que pode consertar o país. “Chama, chama, chama o Meirelles. Chama que ele tem a solução”, ressalta.

Em 2014, o país entrou em recessão econômica e até hoje não retomou o ritmo anterior de crescimento. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego é de 12,4%, o que corresponde a 13 milhões de pessoas.

Estudantes de Jornalismo buscam apoio para representar a Bahia em congresso nacional
Foto: Arquivo Pessoal

Quatro trabalhos de estudantes e recém-formados em Jornalismo da região do Vale do São Francisco foram premiados na etapa nordestina do Expocom, premiação que reconhece os melhores trabalhos produzidos por estudantes do país, sendo selecionados para concorrer o prêmio nacional. No entanto, três deles correm o risco de não serem apresentados, pois os estudantes estão enfrentando problemas para custear o deslocamento até o Intercom Nacional, congresso no qual irá ocorrer a premiação, entre os dias 2 e 8 de setembro, em Joinville (SC).

 

Os trabalhos foram produzidos no curso de Jornalismo em Multimeios do Campus Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A estudante Jayanne Rodrigues e os recém-formados João Pedro Ramalho e Cora Macedo buscaram, inicialmente, o apoio da Uneb para a garantia das passagens, no entanto, a Universidade alegou falta de recurso, devido aos cortes orçamentários feitos pelo governo estadual.

 

Diante da dificuldade, os estudantes decidiram mobilizar a comunidade do Vale do São Francisco para contribuir com a ida ao Congresso possível através da compra das passagens aéreas. A meta é alcançar aproximadamente R$ 3.500,00. A graduanda em Jornalismo e os dois recém-formados no curso também estão abertos para contribuições de outras naturezas por parte das pessoas interessadas em ajudar, mas que não possam colaborar financeiramente.

 

Um dos trabalhos que concorrerá ao prêmio nacional do Expocom tem o nome “Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas”, de João Pedro Ramalho. A produção aborda os efeitos da construção da Barragem de Sobradinho-BA sobre os moradores de uma comunidade no interior de Sento-Sé-BA e já foi laureada mais de uma vez em 2018. Além de ser considerado o melhor do Intercom Nordeste na modalidade “Jornalismo Literário e/ou de Opinião”, “Vazio das Águas” foi um dos sete Trabalhos de Conclusão de Curso de todo o país premiados com a seleção para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que foi realizado em São Paulo no mês de junho.

 

Jayanne Rodrigues irá concorrer na modalidade “Reportagem em Radiojornalismo”, com o trabalho “Mulher da vida: é preciso falar”, a radiorreportagem retrata a situação de mulheres em situação de prostituição no município de Juazeiro, a fim de promover o debate sobre a violência sofrida pela mulher prostituta. Por fim, a série de reportagens televisivas “Na rota do sisal: a fibra do sertão”, de Cora Macedo, trata da cultura do sisal no interior da Bahia, desde a plantação até a comercialização, e irá buscar o prêmio nacional na modalidade “Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo”.

 

As pessoas interessadas em contribuir podem entrar em contato através dos e-mails joaopramalhom@gmail.com e jayyrodrigues21@gmail.com e dos telefones (74) 98805-8297, (74) 99108-1536 e (87) 98841-1974. Os interessados também poderão fazer uma transferência bancária através das contas abaixo.
Caixa econômica
Titular: Jayanne Rodrigues Sousa
Agência: 3443
Operação: 013
Conta-poupança: 00005455-0
Banco do Brasil
Titular: Thiago Elias Santos Silva
Agência: 228-3
Conta-poupança: 38654-5
Variação: 51

Desembargador que mandou soltar Lula ataca Moro: ‘Figura mitológica que combate o mal’
Desembargador Rogério Favreto | Foto: Divulgação/ TRF-4

Levado aos holofotes midiáticos após determinar a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desembargador Rogério Favreto entregou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sua defesa no processo aberto pelo órgão para apurar se houve alguma irregularidade na polêmica decisão dele.

 

De acordo com o jornal O Globo, na peça, o magistrado disse que não é amigo do ex-presidente Lula e fez também duras críticas à Polícia Federal e o juiz Sergio Moro, argumentando que eles descumpriram uma ordem judicial superior. Ainda segundo ele, o magistrado responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba foi colocando na condição de “figura mitológica que combate o mal”.

 

“Estranhamente, como descrevemos, sua ordem não foi cumprida pela carceragem do ex-presidente, que decidiu consultar o juiz Sergio Moro, alçado a figura mitológica que combate o mal, como se fosse uma autoridade superior. Este ato de desrespeito à ordem judicial por uma autoridade policial deveria ser apurado pela Corregedoria da Policia Federal”, diz a peça de defesa de Favreto.
As críticas de Favreto foram ao fato de Moro, mesmo estando de férias, emitir um despacho para a PF determinando que a ordem de soltura dada pelo desembargador não fosse cumprida.

 

Para o magistrado, o juiz da Lava Jato deveria ter respondido para a PF que não poderia se manifestar porque se tratava de uma decisão de autoridade superior e por estar de férias no exterior..

 

“Existe uma nova organização judiciária que coloca um juiz de piso como autoridade judicial que precisa ser consultada quando um magistrado do Tribunal emite uma ordem judicial? E o juiz com superpoderes poderia ter sequer respondido ao questionamento da polícia? Lógico que não!”, diz a defesa de Favreto.

Advogado entra com ação no TSE para contestar candidatura de Jair Bolsonaro
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Um advogado entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar impugnar a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República.
De acordo com informações do site Jota, ele argumenta que o parlamentar é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e por isso não poderia responder pelo poder executivo. Nesta quinta-feira (16), Bolsonaro entrou com um pedido de impugnação contra a candidatura do ex-presidente Lula.

Tucanos acreditam que Aécio será eleito como deputado federal mais votado em Minas Gerais
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Para membros do PSDB na Câmara dos Deputados, os problemas do senador Aécio Neves não vão prejudicar sua eleição no pleito de 2018. Pelo contrário, os tucanos acreditam que ele será o deputado federal mais votado em Minas Gerais, com até 300 mil votos.

 

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio Neves chegou a ser afastado do Senado, mas foi salvo pelos colegas parlamentares, que rejeitaram as medidas impostas pela Corte. Ainda assim, ele desistiu de disputar a reeleição no Senado diante da repercussão da delação da JBS, em que ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões para arcar com os custos de sua defesa na Operação Lava Jato.

Criança de 5 anos é estuprada pelo irmão do padrasto; autor do crime tem 17 anos
Foto: Reprodução / Youtube

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na cidade de Santa Brígida, no norte do estado, depois de ser acusado de estuprar o filho da cunhada, uma criança de 5 anos. Segundo informações da Polícia Civil, a mulher saiu de casa e deixou o cunhado sozinho com as crianças, mas quando retornou, encontrou o filho com a roupa suja de sangue.

 

Em depoimento à polícia, o adolescente confessou ter estuprado a criança. Ele foi encaminhado para uma unidade de ressocialização em Salvador.

 

A polícia não deu maiores detalhes a respeito do depoimento do adolescente. No entanto, familiares da criança, que não foram identificados, informaram ao G1 que o suspeito disse ter sido provocado pelo menino. “O rapaz [adolescente] disse que o menino ficava chamando ele [adolescente] de viadinho. Então ele se irritou e estuprou a criança”, afirmou um familiar. Pessoas prósimas à criança informaram que, após o caso, o menor sente medo medo constantemente e tem desmaios frequentes.

 

De acordo com a polícia, o caso aconteceu no dia 3 de agosto deste ano e o adolescente foi apreendido no dia seguinte.

Medida provisória dispõe linha de crédito de R$ 4 bi para santas casas
Foto: Reprodução / Ideal MT

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (16) uma medida provisória que cria linha de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as santas casas e hospitais filantrópicos. Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, será disponibilizado o limite de 5% do orçamento anual do FGTS, o que em 2018 corresponde a cerca de R$ 4 bilhões. Com a linha de crédito, as entidades poderão refinanciar dívidas e viabilizar novos investimentos.
De acordo com o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Edson Rogatti, as instituições enfrentam uma dívida de cerca de R$ 20 bilhões. O prazo para pagamento do financiamento é de 10 anos, sem carência. O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão os operadores.
Segundo a Agência Brasil, atualmente as santas casas e hospitais filantrópicos respondem por mais de 50% dos atendimentos ambulatoriais e de internação do SUS.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 18:50

TSE rejeita pedido de Lula para participar de debate nesta sexta

por Reynaldo Turollo Jr. e Letícia Casado | Folhapress

TSE rejeita pedido de Lula para participar de debate nesta sexta
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Sérgio Banhos rejeitou um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do debate da Rede TV! que será realizado nesta sexta (17). Para o ministro auxiliar do TSE, o pedido não poderia sequer ser analisado.

“É fato público, notório e incontroverso no campo da existência que a segregação imposta ao pretenso candidato, cuja análise do registro eleitoral será oportunamente realizada, […] decorre de determinação exarada pela Justiça Comum (Tribunal Regional Federal) ante entendimento firmado, por maioria, no âmbito do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Banhos.

“Carece esta Justiça especializada [eleitoral] de atribuição constitucional e legal para intervir em ambiente carcerário, no qual em curso o cumprimento, ainda que provisório, de sanção penal, dispondo sobre a eventual utilização intramuros de aparato tecnológico que possibilite, para além de todas as demais questões jurídicas certamente envolvidas, a participação do requerente [Lula], por videoconferência ou por meio de vídeos pré-gravados”, justificou.

“Aliás, no que toca à gravação de vídeos, o modelo seria incompatível até mesmo com a já conhecida dinâmica desses debates.”

Banhos determinou o arquivamento do pedido feito pelo PT.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 18:40

Bahia terá 24 candidatos religiosos e 12 militares, mas professores são maioria

por Jade Coelho

Bahia terá 24 candidatos religiosos e 12 militares, mas professores são maioria
Foto: Reprodução/ EBC

Na Bahia pelos menos 95 candidatos a deputados estaduais e federais optaram por usar a profissão como identificação na urna eleitoral.  A ocupação mais utilizada pelos baianos para se identificar na urna durante as Eleições 2018 foi a de professor (a): serão 19 concorrendo às cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e 11 que almejam um lugar no plenário da Câmara dos Deputados. O título de doutor (a) foi o segundo mais utilizado, são 17 candidatos a deputado estadual e 14 a federal.

 

O registro de candidatos para as eleições deste ano pôde ser feito até esta quarta-feira (15) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ato da candidatura é possível escolher o nome que vai aparecer na urna, que não necessariamente deve ser o do registro de nascimento. Diante desta possibilidade alguns candidatos optam por nomes que realmente o identifiquem frente a seu eleitorado.

 

Os títulos religiosos foram utilizados por 24 candidatos somando os postulantes a AL-BA e a Câmara. Entre eles são 14 denominados como pastor (a), seis irmãs (o) e dois bispos.

 

Chama a atenção também a utilização de patentes militares como prefixo. Nas urnas baianas nestas eleições haverá como opções três capitães, quatro coronéis, dois soldados e três cabos.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 18:20

Bolsonaro exibe vídeo em que ‘Wal do Açai’ nega ser funcionária fantasma

por Folhapress

Bolsonaro exibe vídeo em que 'Wal do Açai' nega ser funcionária fantasma
Foto: Reprodução / Divinews

Sem mostrar nenhum sinal da suposta atividade parlamentar que seria exercida por Walderice Santos da Conceição desde 2003, Jair Bolsonaro (PSL) exibiu na noite desta quarta-feira (15) em suas redes sociais um vídeo de 10 minutos e 30 segundos em que a ex-secretária parlamentar do presidenciável nega ter sido funcionária fantasma.

Com a afirmação “conheçam a verdadeira Wal de Mabucaba”, Bolsonaro divulgou vídeo gravado por dois de seus filhos, também políticos, com declarações de Walderice na pequena Vila Histórica de Mambucaba, a 50 km do centro de Angra dos Reis, local onde Bolsonaro tem há décadas uma casa de veraneio.

Wal diz na gravação feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo vereador Carlos Bolsonaro que está passando por uma humilhação e que está sendo criminalizada por tentar “ajudar a família a ganhar um pouquinho a mais”. Ela nega que seja a dona da “Wal Açaí”, que diz pertencer a sua irmã Luciana, ou prestar serviços domésticos para Bolsonaro -a não ser alimentar e dar água a seus cachorros.

“Me sinto humilhada com isso, porque não matei, não roubei. (…) Se perguntar para alguém se eu trabalho na casa [de Bolsonaro], não. “No vídeo, os filhos de Bolsonaro exibem, grifada, regra da Câmara que permite aos deputados manter secretários de gabinetes em seus redutos eleitorais, mas não mostram as partes da norma que se chocam com a situação de Walderice. Entre elas, a de que esse cargo tem por finalidade “a prestação de serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados (…) com jornada de trabalho de 40 horas semanais.”

A Folha de S. Paulo revelou em janeiro que Bolsonaro mantinha Wal em um desses cargos desde 2003, apesar de Mambucaba ter pouco mais de 1.000 habitantes e de a suposta funcionária parlamenmtar trabalhar, na verdade, vendendo açaí em um pequeno comércio da cidade.

O marido de Wal, Edenilson, é apontado como caseiro de Bolsonaro. A reportagem gravou entrevista com vários moradores da pequena cidade que apontaram, sem exceção, que Walderice e o marido trabalhavam na verdade como caseiros de Bolsonaro, além do comércio de açaí. Nenhum deles citou qualquer atividade legislativa da secretária parlamentar.

No vídeo de 10 minutos e 30 segundos exbido por Bolsonaro nesta quarta, tampouco a suposta atividade de gabinete é demonstrada. A úncia parte em que há uma breve menção sobre isso aparece no começo, quando Wal diz genericamente receber reclamação de moradores. “Passa pra mim, eu passo pra ele.”

A reportagem voltou a Mambucaba nesta segunda-feira (13) e constatou que Walderice continuava trabalhando na “Wal Açaí”, abrindo e atendendo clientes no comércio todas as tardes. Em um primeiro contato, sem se identificar como jornalistas, a reportagem teve uma conversa gravada com Walderice de cerca de 30 minutos, por volta das 14h. Nela, a secretária afirma ser dona da loja há cerca de cinco anos, diz trabalhar lá todas as tardes, não faz menção à irmã ou cita atividade parlamentar específica. “Eu sou a funcionária fantasma do Bolsonaro”, chega a se identificar, em meio a risos, em certo momento. Afirma inclusive que a população de Mambucaba não vota em Bolsonaro.

Uma hora e meia depois, a reportagem voltou à loja e se identificou. Walderice, que continuava no local aguardando clientes, disse que caberia a Bolsonaro responder por que o deputado não a paga com dinheiro próprio os serviços domésticos dela e do marido, e não com dinheiro da Câmara. Ela também não quis responder à pergunta sobre se é ela de fato que ganha o salário de pouco mais de R$ 1.400 brutos saídos dos cofres da Câmara.

No final da tarde de segunda, ela ligou para a Redação da Folha de S. Paulo dizendo que iria se demitir. Bolsonaro deu diferentes versões sobre a assessora desde janeiro. Primeiro, disse que buscou o endereço do local e viu que a “casinha” de açaí era da irmã de Walderice. Depois, passou a argumentar que ela estava de férias em janeiro. Mesmo tendo sido questionado, ele nunca apresentou exemplos da suposta atividade parlamentar de Walderice nem demonstrativos do cumprimento de pelo menos 8 horas diárias nessa atividade.

Após essa segunda, ele passou a reconhecer que ela trabalhava na loja de açaí e que dava água para seus cães. “Tem dois cachorros lá e pra não morrer de vez em quando ela dá água pros cachorros lá, só isso. O crime dela é esse aí, é dar água pro cachorro”, disse. Em janeiro, o parlamentar havia negado qualquer tipo de atividade fora da política.

BN na Tela: Por maioria, júri que inocentou Kátia Vargas é anulado

Desembargadores da Segunda Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anularam, por maioria, o júri que inocentou a médica Kátia Vargas pela morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle durante um acidente em 2013. O julgamento do recurso do Ministério Público do Estado (MP-BA) para anular o júri começou no último dia 2 e, nesta quinta-feira (16), foi retomado para leitura do voto vista do desembargador Mário Alberto Hirs. E hoje o ministro da Segurança, Raul Jungmann, esteve em Salvador para a 70ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Segurança Pública do Brasil (Consesp). Durante o evento, Jungmann disse que apesar do governo oferecer reforços na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson, a gestão do Rio de Janeiro não aceitou. Hoje também foi lançado oficialmente o comitê de campanha do candidato a reeleição Rui Costa. Mas além das propostas comuns a um evento como esse, foi uma questão mais inusitada que chamou a atenção. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sugeriu que, caso haja um segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL), PT e PSDB se unam contra o deputado federal na segunda etapa das eleições. E agora um alerta para os soteropolitanos. A Secretaria Municipal de Saúde só vacinou até agora 3% do público-alvo contra pólio e sarampo. Assista aos destaques do BN na Tela desta quinta-feira (16):

 

Se TSE cumprir rito, julgamento de candidatura de Lula levará 15 dias, dizem advogados
Foto: Reprodução / Blog da Cidadania

Advogados que atuam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimam que a corte levará no mínimo 15 dias para julgar o registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o órgão cumpra o rito normal do processo.

 

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, tomou posse nesta quinta-feira (16) como ministro titular do TSE e deve julgar a ação de Lula. Fachin já ocupava uma vaga de ministro substituto no tribunal eleitoral, mas com a saída do ministro Luiz Fux, cujo mandato de quatro anos se encerrou, ele foi alçado ao posto de titular. Após ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato, Lula estaria inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa.

 

Na tentativa de acelerar o andamento do processo, a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, pediu que o TSE já comece a contar o prazo para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifeste sobre a impugnação de seu registro de candidatura. O pedido é colocado como uma segunda alternativa da PGR, caso o ministro Luís Roberto Barroso não negue liminarmente o registro do ex-presidente, preso e condenado da Lava Jato.

Arraial D'Ajuda: Mulher morre após ser atropelada; Marido é principal suspeito
Foto: Reprodução / Facebook

Uma mulher de 32 anos foi atropelada e morta na madrugada desta quinta-feira (16), no municípios de Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul do estado. O principal suspeito de cometer o crime é o marido da vítima. A polícia investiga o crime como feminicídio e já solicitou à Justiça a prisão preventiva dele.

 

De acordo com informações policiais, Admilson Pereira da Silva teria atropelado Michelle Leitte Dias e abandonado o veículo no local. Segundo testemunhas, o homem, de 33 anos, foi para casa logo depois de atingir a mulher com o carro, trocou de roupa, pegou os documentos e fugiu.

 

Os policiais encontraram uma televisão quebrada e móveis revirados, sinais que indicam que teria acontecido uma briga entre o casal no local. Familiares de Michelle disseram que Adimilson costumava ameaçá-la de morte.

 

De acordo com o G1, a polícia está realizando buscas para encontrar o suspeito, O corpo de Michelle foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro.

Governo afirma que ICMS da gasolina não aumentou, e aciona Procon contra postos
Foto: Bahia Notícias

O governo do Estado ressaltou que a alíquota do ICMS para os combustíveis não sofreu nenhum aumento e permanece a mesma desde 2015. O imposto é cobrado na saída da refinaria da Petrobras, e incide sobre o preço de bomba: a alíquota é aplicada sobre a média de preços do combustível ao consumidor final, a chamada pauta fiscal. De acordo com o governo, os postos de combustíveis da Bahia têm a terceira maior margem de lucro do país na comercialização da gasolina.

 

Em nota, a Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária e presidida pelo Ministério da Fazenda, destacou que publica periodicamente no Diário Oficial da União relação dos preços de referência para cada Estado, com base em pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

Quando a pauta é atualizada pela Cotepe, significa que já houve alteração nos valores fixados para o consumidor pelos postos, de forma que a tributação acompanhe a realidade do mercado. Um levantamento baseado na pesquisa de preços da ANP, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), identificou que os postos de combustíveis da Bahia têm a terceira maior margem de lucro do país na comercialização da gasolina. Esta margem é definida pela diferença entre os preços médios registrados nas bombas de gasolina e nas distribuidoras (ver tabela). Apenas os postos do Amazonas e do Acre, estados da região Norte do país, têm margem de lucro mais alta.

 

Nem o fato de sediar uma das principais refinarias de petróleo brasileiras impede que o Estado tenha uma das gasolinas mais caras do país. O Governo do Estado está atento a este fato e já acionou o Procon para combater distorções que estejam ocorrendo na Bahia, em especial no que diz respeito a indícios de cobrança abusiva e combinada.

Clique para ampliar

Homem acusado de arrombar carros em estacionamento de shopping é preso
Foto: Divulgação

Um homem acusado de arrombar veículos no estacionamento de um shopping em Salvador foi preso por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (Drfrv), nesta quarta-feira (15).  De acordo com a Polícia Civil o suspeito foi identificado como Mario Nery Feodrippe de Sousa, de 32 anos, ele foi autuado por furto e passará por audiência de custódia.

 

A prisão aconteceu após denúncias de que havia um homem rondando os carros estacionados no local. Mário foi flagrado próximo a um veículo e com ele a equipe apreendeu um notebook, dois carregadores e um pen drive, subtraídos do interior de um automóvel. Um simulacro de arma de fogo foi encontrado com o suspeito. A polícia acredita que o objeto era utilizado para praticar assaltos. O material apreendido seguiu para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 16:20

Rui critica MP e diz que procuradores atuam como militantes ‘políticos-partidários’

por João Brandão / Guilherme Ferreira

Rui critica MP e diz que procuradores atuam como militantes ‘políticos-partidários’
Foto: João Brandão / Bahia Notícias

O governador Rui Costa criticou nesta quinta-feira (16) a atuação do Ministério Público em casos envolvendo políticos. Questionado sobre a ação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que pediu a impugnação da candidatura do ex-presidente Lula, ele afirmou que algumas pessoas do MP estão atuando como militantes.

 

Na avaliação de Rui, o julgamento é diferente a depender do partido do político em questão. “O que vai ficando claro é que algumas pessoas do Ministério Público estão atuando como militantes políticos-partidários. Quando a acusação é contra o DEM, contra o PSDB, eles pedem arquivamento”, reclamou o governador. “Tem uma lei pro Lula, e uma lei pra quem é filiado pro PSDB e pro DEM”, criticou.

 

Rui sugeriu ainda que pode ter acontecido um julgamento tendencioso na ação que investigava o superfaturamento de obras realizadas pela prefeitura na orla da Barra, em Salvador. “O cara diz que superfaturou obra aqui na Bahia, na Barra, e o procurador do Ministério Público pediu arquivamento. ele pediu, não foi o juiz que deu”, lembrou.

Bahia tem terceira maior taxa de subutilização do trimestre e quinta maior de desocupação
Foto: Reprodução / Portal O Dia

Ao longo do segundo trimestre deste ano, a taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil alcançou a marca de 24,6%, o equivalente a 27,6 milhões de pessoas desocupadas e subocupadas por insuficiência de horas. A Bahia possui a terceira maior taxa de subutilização entre os Estados, com 39,7% da população atingida, e a quinta maior de desocupação, com média de 16,5%.

 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo informações da Agência Brasil, o resultado é estável, se comparado ao registro do primeiro trimestre, que foi de 24,7% no país. Mas há uma alta em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a média nacional foi de 23,8%.

 

De acordo com a publicação, os piores índices de subutilização são do Piauí, com 40,6% das pessoas atingidas, e no Maranhão, com 39,7%. Já a desocupação é maior no Amapá, atingindo 21,3% da população, no Alagoas, com média de 17,3%, em Pernambuco, com 16,9%, e em Sergipe, com 16,8%.

Quinta, 16 de Agosto de 2018 – 15:40

Bolsonaro entra com ação no TSE e pede impugnação de candidatura de Lula

por Guilherme Ferreira

Bolsonaro entra com ação no TSE e pede impugnação de candidatura de Lula
Foto: Miguel Ângelo / CNI

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a impugnação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O requerimento, protocolado nesta quinta-feira (16), foi endereçado para o ministro Luis Roberto Barroso.

 

Bolsonaro foi o primeiro concorrente ao Palácio do Planalto a apresentar um pedido de impugnação da candidatura de Lula, mas outras pessoas também já apresentaram a contestação. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, protocolou um requerimento semelhante junto ao TSE nesta quarta (15).

 

A petição de Bolsonaro foi subscrita pelos advogados baianos Tiago Ayres e Andre Castro e cita “a existência de decisão condenatória em razão de Crime contra a Administração Pública e de Lavagem de Dinheiro” que levou Lula à prisão. O ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril em Curitiba.

Histórico de Conteúdo

« Agosto 2018
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
Anúncios

Entry filed under: Geral.

Coronel manda recado para adversários políticos: ‘Procure voto, não procure justiça’ Confiram as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira na Agência do Trabalho

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed