HOSPITAL DOM MALAN/IMIP INICIA TRABALHO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O PARTO NORMAL

11 de agosto de 2018 at 07:48 Deixe um comentário

A equipe multiprofissional do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina deu início este mês, durante a Semana Mundial da Amamentação, a um trabalho de sensibilização sobre o Parto Normal com uma palestra da enfermagem e a “arte em gestante” feita por internos da Univasf.

A ação foi proposta pelo coordenador médico do setor de Alto Risco, Marcelo Marques, como forma de envolver as futuras mamães nas atividades do Agosto Dourado, que é o mês de incentivo e apoio a amamentação. “Fiz a provocação e de imediato a organização da Semana da Amamentação comprou a ideia, mostrando que a intersetorialidade é o melhor caminho para a educação em saúde”, acredita.

O parto normal facilita a descida do leite em função dos hormônios que são liberados durante o trabalho de parto, em especial a ocitocina; e permite o imediato contato pele a pele entre a mãe e o bebê, favorecendo a relação maternal e garantindo, neste acolhimento, a primeira mamada ainda na sala de parto. “Por isso a relação entre os dois temas é tão forte”, esclarece a coordenadora médica do Banco de Aleitamento Materno do HDM, Flávia Guimarães.

Diante dos resultados, a equipe resolveu dar continuidade. “O dia da ação foi muito positivo, as mães se envolveram, tiraram dúvidas e entraram em contato com seus bebês de uma forma diferente, através da ultrassom natural, feita por meio do toque, ausculta e pintura. Por isso, surgiu a ideia de montarmos um projeto permanente de sensibilização sobre o Parto Normal”, explica o estudante de medicina Arthur Alves, responsável pelas pinturas, juntamente com a colega Tatiane Trajano. De acordo com Marcelo, existem alguns mitos e tabus que precisam ser quebrados em relação ao término da gestações, e isso por si só já justifica todo o projeto.

“O parto normal é o natural da mulher. Ela foi preparada para isso. Ainda assim, a possibilidade de poder programar a chegada do bebê costuma ser o desejo da maioria das grávidas. Mas, a verdade é que o parto normal tem muitas vantagens sobre a cesariana e é isso que as mulheres e a sociedade precisam entender. Nos últimos anos temos visto um processo de resgate do parto normal e humanizado, inclusive com medidas de intervenção do Estado como forma de diminuir os índices de mortalidade materna e neonatal. Mas, ainda há um longo caminho a percorrer. Desse modo, já estamos começando a fazer aqui a nossa parte”, alerta.

Em breve, novas ações serão efetivadas, inclusive com o objetivo de tirar dúvidas da população em geral. “Muitas mulheres querem saber se essa é, de fato, a melhor opção para o bebê, se uma gestante que passou por uma cesariana pode ter parto normal, ou se pode fazer uso de anestesia, entre outras dúvidas. Com o projeto, nós pretendemos esclarecer cada um desses pontos”, adianta o especialista em medicina fetal.

Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
Anúncios

Entry filed under: Geral.

Estrangeiro diz que investe no Brasil desde que Bolsonaro não seja eleito Homem é preso por estuprar duas filhas há mais de 4 anos em Amargosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Instagram

Com o Brasil pegando fogo imerso em várias crises políticas e com reformas na pauta, o presidente do senado, @davialcolumbre, fez uma pausa em sua agenda e veio curtir o @saojoaopetrolina a convite do prefeito @miguelcoelhope e de seu pai, @fbezerracoelho. . No período que ficou na festa, o presidente da Casa Maior distribuiu sorrisos, evitou a imprensa e reafirmou a força política do líder do governo. . O democrata, ao que parece, esqueceu por algumas horas os problemas que o país e governo estão vivendo, afinal, é São João no Brasil. . Ph: Reprodução IG
⛔ Com palavras de ordem “SOS Juremal” e “Queremos água Limpa”, muitas pessoas do Distrito de Juremal estiveram na manhã desta quarta (18), ao Paço Municipal em Juazeiro, para realizar um protesto contra a falta d´água, há sete dias, na localidade. . . A grande queixa da população é a mudança do local de captação que antes era na adutora de Caraíba Metais e agora passou a ser na Agrovale, sem consulta alguma aos moradores. Eles estão pedindo apenas que o sistema continue como era antes. Até porque há mais ou menos um ano houve uma reunião sobre esta mudança e a população não aceitou. . Segundo o SAAE, a falta de água se dá por que devido a esta mudança de capitação, foi necessário desligar o bombeamento antigo, ativando outro novo, o que desencadeou em estouramento de alguns tubos da rede. . . Fica o questionamento: É claro que não dá para agradar a todos, mas era necessário mesmo fazer essa mudança sem a consulta do povo? Se as desculpas são tão plausíveis, por que não compartilhar com a população? Será que existem outros interesses? . . Comentem e arraste para verem os vídeos📲
Após vazamentos de conversas que deixam o ministro Sérgio Moro em uma situação, no mínimo, embaraçosa, os vereadores de Petrolina resolveram fazer sua parte e manifestar seu apoio ao ex-magistrado. . E o apoio veio da forma mais sublime: a concessão do título de cidadão petrolinense. Por 16 votos a favor, durante uma sessão que rolou ofensas, agressões verbais e pessoais, o projeto do vereador Ronaldo Silva foi aprovado. Houveram três votos contrários e duas abstenções. . Será que os petrolinenses vão se orgulhar do jogo conterrâneo?
Mal educado. Esse é o adjetivo mais apropriado para o ministro da Educação do governo @jairmessiasbolsonaro. . Abraham Weintraubmin, o mesmo do mico de 'cantando na chuva', protagonizou uma cena lamentável durante a coletiva de imprensa concedida em Petrolina na última terça-feira (17). . De forma grosseira e sem tato, o ministro distribuiu patadas e grosseiras com os repórteres que cobriam a sua visita. . Por isso que a situação está desse jeito.
🚨 Um homem foi abordado por seguranças de um shopping em Juazeiro depois uma suposta tentativa de furto numa loja de departamento próximo à entrada. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira (17). . Esta não é a primeira vez que casos assim são registrados no shopping. Algumas pessoas já relataram que tiveram peças de veículos furtadas, no estacionamento. . Desta forma, o sentimento de insegurança toma conta de quem precisa ir até o local fazer compras. . Confira a foto no post e deixe os seus comentários!!!. . 🗣️📢. . #Juazeiro #ValeComentar #shopping