‘Prosa Invocada’ vai discutir a relação entre ciência e arte

22 de setembro de 2010 at 19:55 Deixe um comentário


A Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Pró-reitoria de Ensino (Proen) realizam na próxima terça-feira (28), às 18h30, no auditório do Complexo Multieventos, no campus Juazeiro a segunda rodada de entrevistas promovida pelo projeto ‘Prosa Invocada’. Nesta edição o assunto escolhido focará a proximidade entre ciência e arte, bem como a influência recíproca entre as duas atividades.

Mas afinal, Ciência é arte?’. Quem responderá à pergunta, tema do evento serão o coordenador do mestrado em Ciência dos Materiais da Univasf, professor Helinando Pequeno de Oliveira, e o inventor autodidata, Evangelista Ignácio de Oliveira, famoso por suas criações e protagonista do documentário ‘O som da luz do trovão’ de Petrônio Lorena e Tiago Scorza.

O projeto coordenado pela jornalista Klene de Aquino e pelo professor Marcelo Ribeiro será formado por uma série de entrevistas, baseadas no gênero talk show e conduzidas pelo professor Nilton Araújo, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf. Outros colaboradores são o professor Fernando Souto, também do Colegiado de Ciências Sociais, o professor Mauricio Alfaya, do Colegiado de Artes Visuais, a diretora de Imagem, Fabíola Moura, da Ascom, e os estudantes Luis Osete, (bolsista), Wellington Junior e Eudes Sampaio, estagiários da Ascom e voluntários do projeto.

“A nossa proposta é promover a discussão de temas universais, mas contextualizados com a realidade local, porque o objetivo do ‘Prosa Invocada’ é provocar o debate, estimular o pensamento crítico, ampliar as possibilidades de reflexão sobre assuntos que impactam as nossas vidas”, expõe Klene de Aquino.

De acordo com a equipe envolvida no projeto, a cada dois meses será realizada uma nova edição do ‘Prosa Invocada’, com novos entrevistados e temas. Os locais de realização serão os campi Petrolina Sede e Juazeiro, alternadamente. Os eventos serão abertos ao público com entrada franca.

Para o professor Nilton Araújo, a experiência de atuar no projeto está sendo motivadora: “O Prosa está me proporcionando um momento de chamar as pessoas para falar sobre assuntos que não são discutidos no cotidiano e que a universidade muitas vezes alija; nesta perspectiva, o Prosa está trazendo a construção de uma postura mais critica, abrindo espaço para a diversidade e para a universidade estar em contato com a sociedade”, avalia Nilton Araújo.

Em dezembro de 2009 o ‘Prosa Invocada’ promoveu sua primeira entrevista, uma edição-piloto sobre o tema ‘Velhos e novos movimentos sociais’. Os entrevistados foram o presidente da Associação em Defesa dos Direitos dos Homossexuais de Juazeiro (ADEH), Marcos Welask e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, José Tenório. Atualmente, o projeto está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Integração (Pibin/Univasf).

Anúncios

Entry filed under: Cultura, Geral, Juazeiro, Petrolina. Tags: , , , , .

Inscrições abertas para Festival de Curtas do Vale do São Francisco Mano convoca seleção, mas Neymar está fora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias